terça-feira, 19 de abril de 2016

Vender em tempos de crise - A importância do seu diferencial


Numa conversa de bar, nas ruas, nos encontros de negócio ou em reuniões de vendas é fácil se esbarrar com empresários e vendedores que dizem estar “desanimados”. Muitos deles justificam suas desilusões com argumentos sólidos, gráficos e estatísticas são usados para afirmar o que estão dizendo evidenciando o cenário que foi pintado a pouco, relacionado com os pífios negócios gerados neste período de turbulências econômicas e políticas vividos em nosso país.
Não raras vezes, nos deparamos com o oposto, onde profissionais demostram evolução e crescimento significativo em segmentos, muitas vezes, semelhantes aos dos “reclamantes” do primeiro caso. Como isso é possível? Onde está a diferença? O que eles fazem de diferente?
Ao analisarmos os dois casos podemos perceber sutis diferenças de comportamento entre os indivíduos, mas que se comparadas de forma profunda, farão um efeito totalmente oposto nos resultados.
Empresários e vendedores que estão colhendo resultados nos dias atuais, não aceitam a expressão: “a situação está difícil”, menos ainda “o mercado está complicado”, ou pior “é hora de encolher”. As crenças destes são fortes e são baseada nos seus diferenciais pessoais e nos diferenciais de suas companhias e estão programadas para atuação em qualquer cenário. O cenário muda, a estratégia muda. Evolução é a palavra do dia.
Albert Einstein falava que o sinônimo de loucura é você fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Se evoluirmos no tempo uma definição bem atual sobre mudanças vem do proprietário da rede de farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós cita este mesmo tema sob outra ótica, “Quem continua fazer as coisas do mesmo jeito, terá resultados cada vez menores”, e explica, “as pessoas mudam, os cenários mudam, o mercado muda, quem não inova, não evolui, em um mercado versátil, está fadado, com menor ou maior velocidade, de acordo com seu segmento, a ter resultados inferiores aos anteriores.”
Por isso cabe bem a pergunta: qual é o teu diferencial no cenário atual? A pergunta parece fácil, porém três respostas normalmente surgem como mágica: Preço, Qualidade e Bom atendimento. Desculpe o “balde de agua fria”, caro leitor, mas isso não é diferencial. Estes aspectos são pressupostos básicos no cenário atual. Quem não trabalhar com preço justo, não disse “barato”, está fora. Se seu produto ou serviço não tiver qualidade, você está fora amigo. E ao citar qualidade, não me refiro a padrões A, B ou C... qualidade se espera até em produtos de R$ 1,99. E bom atendimento? Pesquisas mostram que 65% dos clientes são perdidos por falhas no atendimento. O pior que ainda ouvimos: “também por este preço, você esperava o que?”
Pense por um momento! Seu produto ou serviço até pode ser commodities, talvez você atue em um mercado de cereais, petróleo, medicamentos ou similares. Porém a experiência de compra de seu cliente não será uma commodities. Sim, experiência de compra, tudo o que envolve os aspectos relacionados ao negócio. Todos os momentos que você interage com seu cliente ele estará lhe avaliando. Lucas Miguel Gnigler, consultor do Sebrae e Professor, especialista em Marketing, fala sobre “pontos de contato”, sobre esta avaliação que seu cliente faz sobre todos os momentos que seu cliente faz avaliações sobre a experiência de compra que tem com seu produto ou serviço, que tem com você, que tem com sua empresa. Lucas comenta sobre o porquê que uma pessoa compraria o mesmo produto numa loja, pagando, um pouco mais, ao invés de compra-lo pela internet. Respostas: Experiência de compra, relacionamento, apoio, assistência, bom atendimento, encantamento.
Não se engane, vivendo no mundo da ilusão em que o consumidor comprará com base, única e exclusivamente no preço do seu produto ou serviço. Quantas vezes você se dispôs a pagar mais por facilidade, comodidades. Pense por um instante e escreva: qual é o diferencial de sua empresa? Do conjunto da obra total da construção da experiência de compra? Analise da publicidade (prospecção) até entrega e pós venda. O que faz com que seu cliente perceba o valor nas soluções que você oferece? Que reputação sua empresa tem? E qual ela deveria ter? O que é possível implementar? O que tens que mudar?
Como exercício de reflexão vale a pena pensar: o que te difere dos concorrentes? O que te faz ser a melhor solução no caso de compra? Consiga que isso se torne claro pra você em todos os momentos da venda ele seja acessado, isso fará com seu consumidor perceba o profissional que és, e dará à você maior auto confiança nas interações de negócio, negociações e fechamentos, onde o preço é importa sim, não seremos hipócritas em acreditar no contrário, porém ficará em segundo plano.


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Diretor da Disk Fácil é Entrevistado pela Revista Exame



São Paulo, 15 de abril de 2016.

Quando olhamos para um empreendedor de sucesso, muitas vezes nem imaginamos como ele começou sua vida profissional. EXAME.com procurou diversos empreendedores para perguntar sobre seu primeiro emprego e encontrou atividades das mais diversas: feirante, marceneiro, meteorologista e até jogador profissional de videogame.

Os empreendedores entrevistados contaram que, mesmo quando o primeiro emprego não foi na área de atuação de sua empresa hoje, a atividade trouxe aprendizados importantes para o sucesso de seu negócio.

O Diretor da Disk Fácil, Edney Prigol foi entrevistado pela revista e comentou sobre seu primeiro emprego: "Eu era auxiliar de serviços gerais em uma loja de tintas. Lá aprendi sobre responsabilidade e iniciativa. O meu gerente me orientava sobre as atividades que deveriam ser feitas, sempre enfatizando quais eram de minha responsabilidade. Hoje estas atitudes estão muito presentes em mim. Independentemente da tarefa ou ação, se precisa ser feita, farei. Ajuda a vencer o medo do desconhecido e enfrentar tarefas que por vezes não são muito agradáveis as precisam ser feitas. Acredito que o entusiasmo é algo que está muito presente em mim, e isso é compartilhado com a equipe ao darmos atendimento a mais de 17 mil clientes.”
Edney Prigol é presidente da rede Disk Fácil, especializada em busca de telefones e comunicação digital.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Veja 23 franquias a partir de R$ 2.990 que prometem retorno em até 1 ano

O prazo de retorno do investimento é um dos pontos a serem considerados ao investir em uma franquia. O UOL levantou 23 opções de negócio que prometem retorno em até um ano.
As oportunidades começam com investimento a partir de R$ 2.990, caso da Koala Car, rede de lavagem a seco de automóveis, até negócios como o da Único Asfaltos, rede que vende asfalto em sacos, que exige aporte de R$ 312,8 mil.
A Impacto Mídias Alternativas estima o menor prazo de retorno do aporte: a partir do segundo mês.
O  maior prazo é de um ano. Das redes pesquisadas, 11 preveem esse período:  Macpoli, Light Depil, Miss Hollywood, Disk Fácil, Emagrecendo, Emagrecendo Fitness, Ice Creamy, Maria Brasileira, Acquazero e Ideia Midia.
A Encontre Sua Viagem prevê dois prazos diferentes: no modelo home office, três meses, e, no modelo loja, a partir de um ano.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Irmãos faturam R$ 3,2 mi apostando na velha lista telefônica impressa


Os irmãos Karine e Edney Prigol compraram a Disk Fácil do ex-patrão há 11 anos
Na era da Internet, em que as informações estão a alguns cliques de distância, a empresa Disk Fácil fatura com um produto que pouco a pouco cai em desuso: as listas telefônicas impressas. Em 2015, o faturamento foi de R$ 3,2 milhões, segundo o sócio Edney Marcos Prigol, 39, que não divulgou seu lucro.

Prigol comprou a empresa do antigo patrão, há 11 anos, junto com a irmã, a administradora Karine Prigol Orso, por R$ 300 mil. "Nós dois éramos funcionários e compramos por acreditar no modelo de negócio e pela vontade de implementar inovações que fizessem a empresa crescer", afirma.

Para conseguir o capital, ele vendeu os equipamentos de uma banda musical que tinha, uma casa e um carro. Uma das inovações logo incorporada foi a adesão ao sistema franquias, em 2012. O investimento inicial para uma unidade é a partir de R$ 35,4 mil, com custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro.
Franquia fatura de R$ 25 mil a R$ 55 mil ao mês

O faturamento mensal vai de R$ 25 mil a R$ 55 mil. O lucro não foi divulgado. O retorno do investimento se dá a partir de 12 meses, segundo a empresa.

"Resolvemos franquear pela dificuldade de manter uma equipe comercial viajando em busca de clientes e pela necessidade de alguém com conhecimento e relacionamento local", afirma o empresário. Foco em cidades pequenas

O negócio funciona em cidades pequenas, principalmente aquelas com até 100 mil habitantes, de acordo com o empresário. "No interior, as pessoas têm afinidade com a lista telefônica impressa. É quase uma agenda pessoal", diz Prigol.

A Disk Fácil foi fundada em 1996, em São Miguel do Oeste (SC). Hoje, atua em 254 cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. Possui seis franquias e a meta é abrir mais dez unidades até o final de 2016.

O franqueado atua como representante comercial, buscando anunciantes as listas impressas, que são distribuídas gratuitamente em comércios e em residências. Os anúncios custam de R$ 350 a R$ 25 mil. A franqueadora é responsável pelo banco de dados telefônicos, conferência dos números e estruturação dos anúncios. 

Diversificar serviços para não morrer.Em 2006, a empresa lançou um site de consulta de telefones de todo o país, para integrar as regiões que não são atendidas pela lista impressa, e onde também são veiculados anúncios, com planos que variam de R$ 230 a R$ 2.400 mensais.

Além disso, em 2015, passou a oferecer outros serviços, como o envio de SMS e Whatsapp promocionais, campanhas de divulgação em sites de busca e administração de páginas de redes sociais de clientes (com preços sob consulta). No entanto, 80% do faturamento ainda vêm das listas impressas, de acordo com Prigol.

Conheça mais sobre o modelo simplificado de franquia

DISKFÁCIL atua desde 1996 no mercado de comunicação gerando resultados efetivos aos seus clientes. Começou suas atividades exclusivamente com venda direta por mais 15 anos, testando os métodos e procedimentos na área de atuação.

Desde 2011 iniciou a expansão com a implantação do sistema de franquias em várias cidades brasileiras. Hoje, associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) com o incremento de tecnologias oferece a você uma opção de rentabilidade e independência financeira.

Neste vídeo será apresentado o sistema simplificado de atuação, as facilidade de atuar como franqueado Disk Fácil.



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