Estamos
atravessando um período de transição onde os pequenos empresários estão
sentindo os efeitos da retração da economia. Num ambiente hostil, empresas e
empresários que sobrevivem (e até melhoraram sua lucratividade) tem adotado uma
postura proativa, focando em pontos que antes não davam tanta importância e
isso tem feito a diferença neste novo cenário.
Abaixo
estão listadas três atitudes que contribuem para melhorar sua presença no mercado
e fazer com que clientes (e futuros clientes) lembrem de sua marca:
1)
Participe de eventos que tenham a ver com seu negócio. Tire um tempo para
revisar sua agenda e estabelecer prioridades. As parcerias com os objetivos em
comum tendem trazer frutos para ambos os lados, saiba oferecer um pouco de si e
terá o seu retorno. Uma dica é procurar associações empresariais de sua cidade,
não apenas para ser sócio, mas para conhecer pessoas, futuros clientes,
deixá-lo conhecido, assim como sua marca. Vejo empresários reclamando que
participar de associação é custo, e deve ser cortado, estes não utilizam tudo
que a entidade pode proporcionar, transforme sua associação em um ativo.
2)
Saia da empresa: a economia mudou, pequenas empresas precisam se adaptar aos novos
tempos. Não se pode mais ficar passivamente aguardando os clientes, quando eles
não veem. Vá a luta. Ou como diria Raul Seixas: " com a boca aberta escancarada,
cheia de dentes, esperando a morte chegar". Vá em busca, veja qual é seu
nicho de mercado, qual é seu público alvo e ajuste um horário para fazer a
lição de casa.
3)
Pós venda: muitos empresários ficam vagando e gastando fortunas para buscar
novos clientes, enquanto no seu sistema, existe um tesouro: a relação de
clientes que já confiaram no seu negócio. Trate de reinventar-se ofereça novas
soluções, inovação dentro do seu nicho, acessórios, variações... caso não tenha
novidades, um boa entrevista de satisfação pode fazer seu cliente lembrar de
você quando resolver comprar de novo.
Lembre-se
o Marketing, não é só publicidade e propaganda, o conjunto de ações voltadas a
captar e clientes fazem parte deste universo e que é complexo mas pode ser desmistificados
através de pequenas ações diárias que contribuirão com a melhora do seu
desempenho.
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