segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Afinal, o que é uma franquia?

De acordo com o SEBRAE, uma franquia é uma modalidade de negócio comercial que envolve a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.
As franquias desempenham um papel de transferência e concessão de marca, tecnologia, consultoria operacional e de produtos ou serviços, partindo do franqueador para o franqueado.
O franqueador é uma pessoa ou empresa que concede sua franquia a outros. E o franqueado é o comprador, que necessita de adequação de um local conforme exigência de seu franqueador, bem como desenvolver e comandar a unidade franqueada.
O franchising se resume a parceria. Esse é o motivo do sistema estar cada vez crescendo mais. As franquias oferecem muitas vantagens, entre elas, uma segurança maior para o empreendedor franqueado. E quando um cresce, todos crescem juntos.
No sistema de franchising, a relação entre franqueador e franqueado é de extrema interdependência. O franqueador é quem desenvolve e promove constantemente o negócio, transformando o conhecimento gerado pela rede em ações eficazes.
Já o franqueado é quem “faz acontecer” o negócio na ponta, dedicando-se a ele e colaborando com o franqueador na busca de diferenciais competitivos.
Pesquisas feitas pelo SEBRAE mostram que, se compararmos uma franquia e um negócio independente que atuem no mesmo ramo, em média, o faturamento anual da franquia, dividido pelo número de funcionários, será o dobro do faturamento por funcionário do negócio não-franqueado.
Entretanto, antes de entrar no sistema de franquia, é importante que o novo empreendedor compare as vantagens e desvantagens específicas entre um negócio independente e uma franquia. Outro fator impulsionador é a baixíssima taxa de mortalidade desse tipo de negócio na última década: 3% ao ano. Além disso, os franqueados têm a vantagem de realizar compras em rede, que diminuem os custos da matéria-prima e têm o benefício indireto da publicidade do franqueador.


Vantagens de Franquear


Quanto ao Produto ou Serviço
Franquia:
Negócio independente:
·     Oferece produtos ou serviços já desenvolvidos, testados e implantados no mercado, dependendo do tipo de franquia.
·     Oferece, de imediato, MARCA de produtos ou serviços, com boa aceitação de mercado, dependendo do tipo de franquia.
·     O franqueador tem liberdade limitada na escolha de produtos ou serviços dependendo da modalidade de franquia, para evitar riscos de mercado
·     Requer habilidade para criar produtos ou serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado.
·     Requer tempo para conquistar a aceitação do mercado, de MARCA e de produtos ou serviços a serem comercializados.
·     O empreendedor tem plena liberdade para escolher produtos ou serviços, embora com riscos de mercado.
Quanto ao Mercado
Franquia:
Negócio independente:
·     Oferece a MARCA testada, experimentada e com aceitação de mercado.
·     Fornece consultoria para pesquisa e conhecimento do mercado específico, dependendo do tipo de franquia, nos seguintes aspectos:
– área de atuação do produto ou serviço; público potencial; concorrentes; fornecedores; preços e comercialização; propaganda; publicidade; promoções; planejamento de marketing.
·     Há necessidade de pesquisar MARCAS já testadas, experimentadas e com aceitação de mercado.
·     Há necessidade de contratação de consultoria externa, em caso de inexperiência do empreendedor, para realizar pesquisas e estudos de mercado, referentes a:
– área de atuação; produto ou serviço; público potencial; concorrentes; fornecedores; preços e comercialização; publicidade; promoções; planejamento de marketing.
Quanto a Finanças
Franquia:
Negócio independente:
·     Fornece consultoria em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, dependendo do tipo e da modalidade de franquia.
·     O custo da consultoria (taxas de franquia) é menor que no negócio independente (economia de escala).
·     Há liberdade limitada para o franqueado, com menores riscos.
·     Há necessidade de contratação de consultoria externa, em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, em caso de inexperiência do empreendedor.
·     É necessário testar métodos de administração de forma independente. O custo da consultoria é maior que na franquia, (custo unitário, independente).
·     Há liberdade total para o empresário, embora com grau de riscos.

O mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil ao longo da última década, acompanhando a tendência de crescimento do setor de serviços.
O sucesso que o segmento de franquias vem apresentando chamou a atenção dos pequenos empreendedores.





Não é difícil de entender as motivações que tornaram essa modalidade de negócio tão atrativa para esse público: a segurança oferecida por uma marca já estabelecida no mercado, o apoio e orientação oferecida pelo franqueador.


VEJA O VÍDEO QUE PREPARAMOS SOBRE O CONCEITO DE FRANQUIA




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