Afinal, o que é uma franquia?
De acordo com
o SEBRAE, uma franquia é uma modalidade de negócio comercial que envolve a
distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em
contrato, entre franqueador e franqueado.
As franquias
desempenham um papel de transferência e concessão de marca, tecnologia,
consultoria operacional e de produtos ou serviços, partindo do franqueador para
o franqueado.
O franqueador
é uma pessoa ou empresa que concede sua franquia a outros. E o franqueado é o
comprador, que necessita de adequação de um local conforme exigência de seu
franqueador, bem como desenvolver e comandar a unidade franqueada.
O franchising
se resume a parceria. Esse é o motivo do sistema estar cada vez crescendo mais.
As franquias oferecem muitas vantagens, entre elas, uma segurança maior para o
empreendedor franqueado. E quando um cresce, todos crescem juntos.
No sistema de
franchising, a relação entre franqueador e franqueado é de extrema
interdependência. O franqueador é quem desenvolve e promove constantemente o
negócio, transformando o conhecimento gerado pela rede em ações eficazes.
Já o
franqueado é quem “faz acontecer” o negócio na ponta, dedicando-se a ele e
colaborando com o franqueador na busca de diferenciais competitivos.
Pesquisas
feitas pelo SEBRAE mostram que, se compararmos uma franquia e um negócio
independente que atuem no mesmo ramo, em média, o faturamento anual da
franquia, dividido pelo número de funcionários, será o dobro do faturamento por
funcionário do negócio não-franqueado.
Entretanto,
antes de entrar no sistema de franquia, é importante que o novo empreendedor
compare as vantagens e desvantagens específicas entre um negócio independente e
uma franquia. Outro fator impulsionador é a baixíssima taxa de mortalidade
desse tipo de negócio na última década: 3% ao ano. Além disso, os franqueados
têm a vantagem de realizar compras em rede, que diminuem os custos da
matéria-prima e têm o benefício indireto da publicidade do franqueador.
Vantagens de
Franquear
Quanto ao Produto ou Serviço
|
|
Franquia:
|
Negócio independente:
|
·
Oferece produtos ou serviços já desenvolvidos,
testados e implantados no mercado, dependendo do tipo de franquia.
·
Oferece, de imediato, MARCA de produtos ou
serviços, com boa aceitação de mercado, dependendo do tipo de franquia.
·
O franqueador tem liberdade limitada na
escolha de produtos ou serviços dependendo da modalidade de franquia, para
evitar riscos de mercado
|
·
Requer habilidade para criar produtos ou
serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado.
·
Requer tempo para conquistar a aceitação do
mercado, de MARCA e de produtos ou serviços a serem comercializados.
·
O empreendedor tem plena liberdade para
escolher produtos ou serviços, embora com riscos de mercado.
|
Quanto ao Mercado
|
|
Franquia:
|
Negócio independente:
|
·
Oferece a MARCA testada, experimentada e com
aceitação de mercado.
·
Fornece consultoria para pesquisa e
conhecimento do mercado específico, dependendo do tipo de franquia, nos
seguintes aspectos:
– área de atuação do produto ou serviço; público
potencial; concorrentes; fornecedores; preços e comercialização; propaganda;
publicidade; promoções; planejamento de marketing.
|
·
Há necessidade de pesquisar MARCAS já
testadas, experimentadas e com aceitação de mercado.
·
Há necessidade de contratação de consultoria
externa, em caso de inexperiência do empreendedor, para realizar pesquisas e
estudos de mercado, referentes a:
– área de atuação; produto ou serviço; público
potencial; concorrentes; fornecedores; preços e comercialização; publicidade;
promoções; planejamento de marketing.
|
Quanto a Finanças
|
|
Franquia:
|
Negócio independente:
|
·
Fornece consultoria em administração
financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, dependendo do tipo e da
modalidade de franquia.
·
O custo da consultoria (taxas de franquia) é
menor que no negócio independente (economia de escala).
·
Há liberdade limitada para o franqueado, com
menores riscos.
|
·
Há necessidade de contratação de consultoria
externa, em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos,
em caso de inexperiência do empreendedor.
·
É necessário testar métodos de administração
de forma independente. O custo da consultoria é maior que na franquia, (custo
unitário, independente).
·
Há liberdade total para o empresário, embora
com grau de riscos.
|
O mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil ao
longo da última década, acompanhando a tendência de crescimento do setor de
serviços.
O sucesso que o segmento de franquias vem apresentando
chamou a atenção dos pequenos empreendedores.
Não é difícil de entender as motivações que tornaram essa
modalidade de negócio tão atrativa para esse público: a segurança oferecida por
uma marca já estabelecida no mercado, o apoio e orientação oferecida pelo
franqueador.
VEJA O VÍDEO QUE PREPARAMOS SOBRE O CONCEITO DE FRANQUIA
Veja nossa
apresentação em PDF https://drive.google.com/file/d/0By0hZn7zfESqbXVxaFlzRkVMeEU/view?pli=1
Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/franquiadiskfacil e conheça nosso sistema de franquia!
Acesse o nosso site e
assista ao vídeo explicativo http://www.diskfacil.com.br:81/diskfacil/seja-um-franqueado preencha nosso formulário que entraremos em contato para mais informções!
Nenhum comentário:
Postar um comentário